Boletim Mineiro de História

Boletim atualizado todas as quartas-feiras, objetiva trazer temas para discussão, informar sobre concursos, publicações de livros e revistas. Aceita-se contribuições, desde que versem sobre temas históricos. É um espaço plural, aberto a todas as opiniões desde que não contenham discriminações, racismo ou incitamentos ilegais. Os artigos assinados são de responsabilidade única de seus autores e não refletem o pensamento do autor do Boletim.

17.9.08

Número 156




Fico me perguntando, ao assistir, perplexo, o que está acontecendo em nosso país: onde estão os caras pintadas? Onde está a UNE? Onde estão os cidadãos que não saem às ruas, que não batem panelas.... Por que ninguém se manifesta abertamente, em público, contra essa bandidagem? As pessoas nesse país já foram mais ativas...
Por que todos estão dormindo?

Dorme..a nossa pátria mãe
Tão distraída...
Sem perceber que é subtraída
Em tenebrosas transações...

E bota tenebroso nisso tudo...


No blog do Azenha a resposta mais contundente à revista da Abril que procurou denegrir Paulo Freire:

VIÚVA DE PAULO FREIRE ESCREVE CARTA DE REPÚDIO À REVISTA VEJA
Atualizado em 12 de setembro de 2008 às 10:46 Publicado em 12 de setembro de 2008 às 10:38
por CONCEIÇÃO LEMES
Na edição de 20 de agosto a revista Veja publicou a reportagem O que estão ensinando a ele? De autoria de Monica Weinberg e Camila Pereira, ela foi baseada em pesquisa sobre qualidade do ensino no Brasil. Lá pelas tantas há o seguinte trecho:"Muitos professores brasileiros se encantam com personagens que em classe mereceriam um tratamento mais crítico, como o guerrilheiro argentino Che Guevara, que na pesquisa aparece com 86% de citações positivas, 14% de neutras e zero, nenhum ponto negativo. Ou idolatram personagens arcanos sem contribuição efetiva à civilização ocidental, como o educador Paulo Freire, autor de um método de doutrinação esquerdista disfarçado de alfabetização. Entre os professores ouvidos na pesquisa, Freire goleia o físico teórico alemão Albert Einstein, talvez o maior gênio da história da humanidade. Paulo Freire 29 x 6 Einstein. Só isso já seria evidência suficiente de que se está diante de uma distorção gigantesca das prioridades educacionais dos senhores docentes, de uma deformação no espaço-tempo tão poderosa, que talvez ajude a explicar o fato de eles viverem no passado".
Curiosamente, entre os especialistas consultados está o filósofo Roberto Romano, professor da Unicamp. Ele é o autor de um artigo publicado na Folha, em 1990, cujo título é Ceausescu no Ibirapuera. Sem citar o Paulo Freire, ele fala do Paulo Freire. É uma tática de agredir sem assumir. Na época Paulo, era secretário de Educação da prefeita Luiza Erundina.
Diante disso a viúva de Paulo Freire, Nita, escreveu a seguinte carta de repúdio:
"Como educadora, historiadora, ex-professora da PUC e da Cátedra Paulo Freire e viúva do maior educador brasileiro PAULO FREIRE -- e um dos maiores de toda a história da humanidade --, quero registrar minha mais profunda indignação e repúdio ao tipo de jornalismo, que, a cada semana a revista VEJA oferece às pessoas ingênuas ou mal intencionadas de nosso país. Não a leio por princípio, mas ouço comentários sobre sua postura danosa através do jornalismo crítico. Não proclama sua opção em favor dos poderosos e endinheirados da direita, mas , camufladamente, age em nome do reacionarismo desta.
Esta vem sendo a constante desta revista desde longa data: enodoar pessoas as quais todos nós brasileiros deveríamos nos orgulhar. Paulo, que dedicou seus 75 anos de vida lutando por um Brasil melhor, mais bonito e mais justo, não é o único alvo deles. Nem esta é a primeira vez que o atacam. Quando da morte de meu marido, em 1997, o obituário da revista em questão não lamentou a sua morte, como fizeram todos os outros órgãos da imprensa escrita, falada e televisiva do mundo, apenas reproduziu parte de críticas anteriores a ele feitas.
A matéria publicada no n. 2074, de 20/08/08, conta, lamentavelmente com o apoio do filósofo Roberto Romano que escreve sobre ética, certamente em favor da ética do mercado, contra a ética da vida criada por Paulo. Esta não é, aliás, sua primeira investida sobre alguém que é conhecido no mundo por sua conduta ética verdadeiramente humanista.
Inadmissivelmente, a matéria é elaborada por duas mulheres, que, certamente para se sentirem e serem parceiras do “filósofo” e aceitas pelos neoliberais desvirtuam o papel do feminino na sociedade brasileira atual. Com linguagem grosseira, rasteira e irresponsável, elas se filiam à mesma linha de opção política do primeiro, falam em favor da ética do mercado, que tem como premissa miserabilizar os mais pobres e os mais fracos do mundo, embora para desgosto deles, estamos conseguindo, no Brasil, superar esse sonho macabro reacionário.
Superação realizada não só pela política federal de extinção da pobreza, mas , sobretudo pelo trabalho de meu marido – na qual esta política de distribuição da renda se baseou - que demonstrou ao mundo que todos e todas somos sujeitos da história e não apenas objeto dela. Nas 12 páginas, nas quais proliferam um civismo às avessas e a má apreensão da realidade, os participantes e as autoras da matéria dão continuidade às práticas autoritárias, fascistas, retrógradas da cata às bruxas dos anos 50 e da ótica de subversão encontrada em todo ato humanista no nefasto período da Ditadura Militar.
Para satisfazer parte da elite inescrupulosa e de uma classe média brasileira medíocre que tem a Veja como seu “Norte” e “Bíblia”, esta matéria revela quase tão somente temerem as idéias de um homem humilde, que conheceu a fome dos nordestinos, e que na sua altivez e dignidade restaurou a esperança no Brasil. Apavorada com o que Paulo plantou, com sacrifício e inteligência, a Veja quer torná-lo insignificante e os e as que a fazem vendendo a sua força de trabalho, pensam que podem a qualquer custo, eliminar do espaço escolar o que há de mais importante na educação das crianças, jovens e adultos: o pensar e a formação da cidadania de todas as pessoas de nosso país, independentemente de sua classe social, etnia, gênero, idade ou religião.
Querendo diminuí-lo e ofendê-lo, contraditoriamente a revista Veja nos dá o direito de concluir que os pais, alunos e educadores escutaram a voz de Paulo, a validando e praticando. Portanto, a sociedade brasileira está no caminho certo para a construção da autêntica democracia. Querendo diminuí-lo e ofendê-lo, contraditoriamente a revista Veja nos dá o direito de proclamar que Paulo Freire Vive!
São Paulo, 11 de setembro de 2008
Ana Maria Araújo Freire".
Professores de 11 Estados fazem greve pela lei do piso nacional do magistério

Dois meses após a sanção da lei que estabelece o piso nacional para professores da rede pública, docentes de ao menos 11 Estados decidiram paralisar nesta terça-feira suas atividades em mobilização pela implantação da proposta. A lei que estabelece o piso de R$ 950 para a categoria vem sendo questionada por alguns Estados que alegam não ter dinheiro para arcar com os custos. Segundo o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), a lei tem pontos inconstitucionais.
"Essa mobilização acontece, principalmente, por conta da campanha de alguns governadores contra a implementação do piso, com alegações incabíveis, dizendo que os Estados irão à falência [com o pagamento dos salários], o que não é verdade", defende Roberto Leão, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE). Segundo ele, Rio Grande do Sul, São Paulo e Minas Gerais são os principais Estados "contra" a lei do piso.
O movimento organizado pela CNTE prevê atos públicos, passeatas e manifestações em todo o país. O texto da lei estabelece que o novo piso seja implantado gradualmente a partir de janeiro de 2009. O principal questionamento dos Estados é com relação a um artigo que aumenta de 20% para 33% a carga horária de atividades extraclasse dos professores, o que exigirá a contratação de novos profissionais para atuar em sala.
Segundo Leão, essa é uma posição política para "manter uma educação barata para a população pobre". "Os Estados tiveram 11 meses para se manifestar, o piso foi amplamente debatido no Brasil inteiro. Agora eles [governadores] baixaram um pouco o discurso por causa do período eleitoral, mas nós estamos pressionando também os prefeitos para que assumam o compromisso de estar ao nosso lado no cumprimento da lei", disse.
Leão afirma que há um "receio real" entre os professores de que a lei não saia do papel. "Há uma expectativa porque a reação contra veio de três grande Estados. O receio é de que uma coisa que foi conquistada com tanto sacrifício exija ainda mais sacrifício para ser concretizada. Mas estamos dispostos a lutar por isso", afirmou. (do portal www.bol.com.br)

A charge do Latuff é tão clara, não?

CLÓVIS ROSSI (da Folha de São Paulo)
É golpe
SÃO PAULO - O que está em andamento na Bolívia é uma tentativa de golpe contra o presidente Evo Morales. Segue uma linha ideológica e táticas parecidas às que levaram ao golpe no Chile, em 1973, contra o governo de Salvador Allende, tão constitucional e legítimo quanto o de Evo Morales.
Os bloqueios agora adotados nos Departamentos são a cópia de locautes de caminhoneiros que ajudaram a sitiar o governo Allende.Outra semelhança: Allende elegeu-se presidente, em 1970, com pouco mais de um terço dos votos (36%). Mas, três anos depois, sua Unidade Popular saltou para 44%, em pleito legislativo, o que destruiu qualquer expectativa da direita de vencê-lo política ou eleitoralmente.
Foi na marra mesmo, o que deu origem a um dos mais brutais regimes políticos de uma América Latina habituada à brutalidade.
Evo Morales também se elegeu com menos votos do que obteve agora no chamado referendo revogatório, o que demonstra um grau de aprovação popular até surpreendente para as dificuldades que o governo enfrentou desde o primeiro dia, em parte por seus erros e em parte pelo cerco dos adversários.
A luta dos Departamentos pela autonomia, eixo da crise, é também legítima e precede Evo Morales.
Mas passou a ser apenas um biombo para encobrir as verdadeiras intenções, cristalinamente reveladas a Flávia Marreiro, desta Folha, por Jorge Chávez, líder "cívico" de Tarija, um dos Departamentos rebelados contra o governo central: "Se precisar, vai ter sangue. É preciso conter o comunismo e derrubar o governo deste índio infeliz".
Cena mais explícita de hidrofobia e racismo, impossível. Nem o governo nem a oposição no Brasil têm direito ao silêncio, escondendo-se um na não-ingerência em assuntos internos e outra em preconceitos similares.



VALE A PENA LER

1. Nas bancas o numero 14 do jornal Le Monde Diplomatique Brasil.
Matéria de capa: A crise chega ao Brasil. O que esperar para os próximos anos? – Outras matérias relevantes: O Paraguai de Lugo – Ambições navais da China – Ossétia do Sul: um conflito mundial – Rodada Doha: derrota do Itamaraty – Controle social: câmeras de vigilância – Os agrotóxicos e a força das multinacionais – Mauritânia: a Guantanamo dos imigrantes – Como surgiu o povo judeu?

2. Nas bancas o numero 2 da Revista Historia da BBC.
O tema desta edição são as Guerras e conflitos do século 20.
O triunfo da violência nos 100 anos mais sangrentos da historia.
Episódios que estremeceram o planeta
Combates que exterminaram multidões
Massacres que o mundo não esquece.


NAVEGAR É PRECISO....

1. Jornal Brasil de Fatowww.brasildefato.com.br
Bolívia
Presidente boliviano declara Philip Goldberg persona non grata por "conspirar contra a unidade" do país Escreve Igor Ojeda, correspondente do Brasil de Fato em La Paz
******
35 anos sem Allende
Entre o fatídico dia do golpe até 7 de novembro daquele ano, estima-se entre 12 e 40 mil os presos políticos detidos no Estádio Nacional de Santiago
******
Bolívia diante do caos total?
Martín Suso
Nestas semanas que seguiram o referendo revogatório de 10 de agosto, as tensões se acentuaram, revelando com crueza a aposta de setores da direita
******
Fragmentação
Para sociólogo, a elite do oriente, apoiada pela embaixada dos EUA e contando com grupos armados contratados por latifundiários bolivianos, brasileiros e estadunidenses, está agindo para promover a divisão do país Escreve Igor Ojeda, correspondente do Brasil de Fato em La Paz
*****
Processo
Promotor geral abriu processo contra Leopoldo Fernández, acusando-o de promover massacre de camponeses, no dia 11
*****
Massacre
O massacre camponês mais mortífero da história da Bolívia desde a democratização de 1980 teria sido obra de pistoleiros a soldo de Leopoldo Fernández. Para o governo de Evo Morales, o governador colocou-se ''à margem da lei''
*****
Testemunhos
Vítimas do massacre ocorrido no departamento amazônico de Pando, dia11, relatam violência cometida por grupos armados contra camponeses
*****
Análise
Carlos W.Porto-Gonçalves e Marcelo Câmara
O interessante é que as classes/etnias tentam se reapropriar do gás, o elemento de uma unidade nacional que vem se constituindo a partir do indígena

2. Blog do Mellohttp://blogdomello.blogspot.com

Convidado, Gilmar Mendes diz não à CPI dos Grampos
Posted: 12 Sep 2008 05:57 AM CDT
O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Gilmar Mendes, disse ontem que não pretende prestar depoimento à CPI das Escutas Clandestinas da Câmara, embora tenha sido convidado.
Segundo reportagem de Lísia Gusmão, Mendes justificou a decisão informando que este é um entendimento da própria Corte.
"Não devo comparecer. A orientação do tribunal é de que nós não devemos comparecer a CPIs", argumentou.
Ou seja, alega um posicionamento institucional do STF. Provavelmente porque a exposição de um sapientíssimo membro de nosso Supremo pegue mal para a imagem da instituição.
Mas, ministro, atropelar todas as instâncias para conceder o segundo habeas corpus para Daniel Dantas também não atenta contra a imagem da instituição?
E afirmar que existe um de grupos de juízes, procuradores e policiais federais que atuariam como uma espécie de milícia, desmoralizando membros do Judiciário, não prejudica a imagem do Judiciário?
E, principalmente, Excelência, acusar o governo de estar transformando o país num estado policialesco, sem prova alguma, apenas a partir de uma suposta transcrição de uma suposta gravação publicada na revista Veja (aquela dos dólares de Cuba, das contas de autoridades em paraísos fiscais), isso também não prejudica a imagem do STF?
E, por fim, Vossa Excelência conhece o ringtone do rei Juan Carlos? Clique abaixo para ouvi-lo.
Clique aqui para ler as notícias de hoje do Blog do Mello
********************
Quem é o embaixador americano expulso da Bolívia por Evo Morales
Posted: 10 Sep 2008 11:45 PM CDT
*********************
3. Conheçam o Blog do Curso História e Cultura Africana
Convido a todos para conhecer o blog do Curso História e Cultura Africana e Afro Brasileira ministrado pelos Prof. Dr. Acácio Almeida e Salloma - Salomão Jovino da Silva.
É repugnante a cobertura que o grosso da mídia hegemônica tem dado aos trágicos confrontos na já sofrida Bolívia. Miriam Leitão, que esbanjou valentia ao sugerir que o governo brasileiro retirasse o nosso embaixador de La Paz e enviasse tropas às fronteiras quando da estatização do petróleo, agora é toda afável com a oligarquia racista deste país. -


5. Livro traz fotos inéditas do acervo da Família Imperial.

http://g1.globo.com/Noticias/PopArte/0,,MUL757132-7084,00-LIVRO+TRAZ+FOTOS+INEDITAS+DE+ACERVO+DA+FAMILIA+IMPERIAL.html


6. Blog Tamos com Raivawww.tamoscomraiva.com.br

1.
O procurador-geral de Justiça de Minas, dr. Jarbas Soares Junior, nomeado duas vezes pelo governador Aécio Neves e responsável pela denúncia que fechou o Novo Jornal em tempos "democráticos" , é um sujeito muito ocupado. Saiba com quê.

2.
Caso Novo Jornal censurado:
A liminar que fechou o único jornal mineiro que apresentava denúncias contra o governo de Aécio já dura mais de um mês. Você acha isso normal?

3.
Caso Novo Jornal censurado:
Veja trechos do calhamaço de 357 páginas da denúncia contra o Novo Jornal, que corre em segredo de justiça. Do processo, 323 página contêm apenas xerox das denúncias feitas pelo Novo Jornal. Isso é normal?

4.
Por que Daniel Dantas é um gênio.

5.
O poder dos pesadelos e a neurose dos editores de Tamos com Raiva, que tiveram todos os seus comentários desaparecidos por alguns dias do blog.

6.
Súmula do STF proibiu o nepotismo nas três esferas do poder. Muitos parentes de deputados e senadores já perderam seus cargos. Mas Andréa Neves, irmã de Aécio Neves que comanda o Executivo mineiro, está inabalada. Saiba por quê.


7. Site da Revista Fórumwww.revistaforum.com.br
Berlusconi veta filme sobre BushO novo filme de Oliver Stone, "W", que retrata a vida de Bush antes de chegar à presidência dos EUA, não vai abrir o Festival de Roma porque Silvio Berlusconi não gostou da idéia. leia

NOTICIAS


O MUSEU DE ARTES E OFÍCIOS APRESENTA OS CONTADORES DE ESTÓRIAS MIGUILIM, DA CIDADE DE CODISBURGO, CONTANDO HISTÓRIAS DE GUIMARÃES ROSA, EM PROGRAMAÇÃO ESPECIAL PARA A 2ª EDIÇÃO DA "PRIMAVERA DE MUSEUS".

Neste sábado, dia 20 de setembro, às 15 horas, no Jardim das Energias do Museu de Artes e Ofícios.
Praça da Estação s/n°.
Entrada gratuita.


1. Selecao de Pesquisador Adjunto I/Ibict
O Ibict abre inscricoes para concurso publico de provas e titulos para doutores em Ciencias Sociais e Humanas. A vaga na carreira de Ciencia e Tecnologia e' para o cargo de Pesquisador Adjunto I (Coordenacao de Ensino e Pesquisa, Ciencia e Tecnologia), na cidade do Rio de Janeiro. As inscricoes devem ser feitas ate' 5/11/2008 e a remuneracao total e' de 3.137,93 reais. O edital e anexos podem ser consultados no endereco http://www.ibict.br/concurso.php.
**********
2. Selecao Professor Substituto/UnB
O Departamento de Historia da Universidade de Brasilia abre inscricao de 15 a 19/9/2008 para professor substituto de Historia do Brasil. O regime de trabalho e' de 20 horas semanais e e' preciso apresentar diploma de mestre. O contato deve ser feito pelos tel.: (61) 3307.2366 / (61) 3307.2753. Mais informacoes em http://www.unb.br/ih/novo_portal/portal_his.
**********
3. Curso Hagiografia e Historia/UFRJ
O Programa de Estudos Medievais da UFRJ abriu o curso de extensao "Hagiografia e Historia: reflexoes sobre a Igreja e o fenomeno da santidade na Idade Media Central", no periodo de 29/9 a 3/10, das 15 'as 17 horas, no Salao Nobre do IFCS/UFRJ (Largo Sao Francisco de Paula, 01 - Centro - Rio de Janeiro). As inscricoes sao gratuitas e poderao ser feitas ate' 26/9, das 13h a 16h na sala do PEM (325b) - IFCS. As vagas sao limitadas e so' serao conferidos certificados aos que tenham participado de pelo menos quatro dias do curso. Mais informacoes em http://www.ifcs.ufrj.br.
**********
4. Curso Jesus no Cinema/Centro Cultural Joao XXIII-RJ
O Programa de Pos-Graduacao em Historia Comparada (UFRJ), a editora Paulinas, a PUC-Rio e o Centro Loyola de Fe' e Cultura promovem, de 6 a 10/10/2008, o Curso Jesus no Cinema, a ser realizado no Centro Cultural Joao XXIII (Rua Bambina, Nº 115 - Botafogo, Rio de Janeiro). A taxa de inscricao e' de 60 reais e deve ser depositada na agencia 1108, c/c 26748-3, Banco Itau' - Faculdades Catolicas. Apos o deposito, os interessados devem efetuar sua inscricao pelo tel.: (21) 3527-2010 / (21) 9479-1442 ou pelo e-mail scursosloyola@puc-rio.br. Mais informacoes em http://www.ifcs.ufrj.br/eventos/jesusnocinema.htm.
**********
5. XIII Encontro Estadual de Historia da ANPUH/UEPB
"Historia e historiografia: entre o nacional e regional" e' o tema do XIII Encontro Bienal de Historia da ANPUH-Paraiba, a realizar-se na UEPB, entre os dias 28 e 31/10/2008. As inscricoes em mini-cursos, posteres e lancamento de livros vao ate' 22/9. Mais informacoes em http://www.anpuhpb.kit.net/xiii_eeph/ee13apre.htm.
**********
6. IV Simposio Internacional de Estudos sobre America Colonial/UFMG
O IV Simposio Internacional de Estudos sobre America Colonial realizar-se-a' entre os dias 12 e 14/11/2008, no Auditorio da Reitoria da UFMG (Av. Antonio Carlos, 6627, Pampulha - Belo Horizonte). As inscricoes para ouvintes vao ate' 30/10. Mais informacoes em http://www.ufmg.br/americacolonial.
***********
7. V Congresso Brasileiro de Historia da Educacao/UFS
Sao temas gerais do V Congresso Brasileiro de Historia da Educacao o ensino e a pesquisa em historia da educacao. O evento sera' realizado na Universidade Federal de Sergipe, de 9 a 12/11/2008. Mais informacoes em http://www.vcbhe.com.br.
**********
8. IV Encontro de Historia da Arte/UNICAMP
O Programa de Pos-Graduacao em Historia da Arte do IFCH/UNICAMP promove o IV Encontro de Historia da Arte: A Arte e a Historia da Arte entre a producao e a reflexao, que sera' realizado de 1 a 5/12/2008. O encontro contara' com mesas redondas, apresentacao de posteres, comunicacoes orais, lancamento de livros e conferencias. Mais informacoes sobre os prazos de inscricao, normas e programacao em http://ivehaunicamp.wordpress.com.
**********
9. Coloquio Internacional Jose Ortega y Gasset e a singularidade iberica/UNIFESP
Durante os dias 11 e 12/11/2008 sera' realizado, no Instituto Cervantes (Sao Paulo), o Coloquio Internacional Jose Ortega y Gasset e a singularidade iberica: leituras da sua obra no mundo contemporaneo. O coloquio estara' organizado em conferencias e comunicacoes orais. As inscricoes de comunicacoes podem ser feitas ate' 30/9. As inscricoes para ouvintes comecam no mesmo dia. Mais informacoes via e-mail: nei@unifesp.br ou informasao@cervantes.es.
**********
10. Lancamento de livros
- A Livraria da Travessa e Jorge Zahar Editor realizam o lancamento, dia 23/9/2008 (terca-feira) 'as 20h, de dois novos volumes da colecao Ciencias Sociais PASSO-A-PASSO, intitulados "Pesquisando em arquivos" de Celso Castro e "Cinema, televisao e historia" de Monica Kornis. A Livraria da Travessa fica na Rua Visconde de Piraja, 572, Ipanema - Rio de Janeiro.
- Foi lancado o livro "Metaforas historicas e realidades miticas" de Marshall Sahlins. Traducao e Apresentacao de Fraya Frehse. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor, 2008.
- A Fundacao Biblioteca Nacional, a autora, a Casa da Palavra e o Cinemateque Jam Club convidam para o lancamento do livro "Contemporaneos: expressoes da literatura brasileira no seculo XXI" de Beatriz Resende, dia 23/9/2008 (terca-feira) 'as 19 horas, na Rua Voluntarios da Patria, 53, Botafogo - Rio de Janeiro. Mais informacoes pelo tel.: (21) 3239-0488.
- o lancamento do livro "Hagiografia e Historia", organizado por Andreia C. L. Frazao da Silva, sera' no dia 1/10/2008 (quarta-feira) 'as 19h30m, no Salao Nobre do IFCS/UFRJ (Largo do Sao Francisco, 01 - Centro - Rio de Janeiro).
- Dia 16/9/2008, 'as 17 horas, sera' lancado o livro "De Copacabana 'a Boca do Mato: o Rio de Janeiro de Stanislaw Ponte Preta e Sergio Porto", de Claudia Mesquita, na Sala de Cursos - Fundacao Casa de Rui Barbosa. A entrada e' franca. Mais informacoes em http://www.casaruibarbosa.gov.br.
**********
11. Revista/Chamada de artigos
A Revista de Historia Comparada do Programa de Pos-Graduacao em Historia Comparada da UFRJ abre chamada de artigos e resenhas via e-mail (rhc.ufrj@gmail.com) ate' 10/10/2008, para o seu quarto numero, a ser publicado em dezembro de 2008. Mais informacoes em http://www.hcomparada.ifcs.ufrj.br/revistahc/revistahc.htm.
**********
12. Selecao de Doutorado em Ciencia Politica/UFMG
Foi lancado edital para o concurso de Doutorado em Ciencia Politica da Universidade Federal de Minas Gerais. O perido de inscricao vai de 13 a 24/10/2008. Serao ofertadas 12 vagas para o primeiro semestre de 2009 e o concurso ocorrera' no periodo de 17/11 a 12/12/2008, havendo duas etapas. Mais informacoes em http://www.fafich.ufmg.br/dcp.
**********
13. Selecao de Doutorado em Ciencias Sociais/PUC-Rio
O Departamento de Sociologia e Politica da PUC-Rio abriu inscricoes ate' 20/10/2008 para curso de doutorado do Programa de Pos-Graduacao em Ciencias Sociais. Sao duas as linhas de pesquisa: "Desigualdades socio-economicas e politicas no Brasil contemporaneo" e "Diversidade cultural no Brasil". O processo seletivo sera' divido em tres etapas, nos dias 14 e 24/11 e 3/12/2008. A taxa de inscricao para ex-alunos da PUC-Rio e' de 50 reais e para os demais interessados, a taxa e' de 100 reais. Mais informacoes em
***********
14. Selecao de Mestrado em Ciencia, Tecnologia e Sociedade/UFSCar
O Programa de Pos-Graduacao em Ciencia, Tecnologia e Sociedade da UFSCar, com proposta multidisciplinar voltada para graduados em diversas areas do conhecimento (humanas, exatas, tecnologicas e da saude), abre processo seletivo para 2009 com as seguintes linhas de pesquisa: Dimensoes sociais da ciencia e da tecnologia; Gestao tecnologica e sociedade sustentavel; e Linguagens, comunicacao e ciencia. As inscricoes vao ate' 10/10/2008 na Secretaria do PPGCTS ou ate' 4/10 por postagem. Mais informacoes em http://www.ppgcts.ufscar.br, via e-mail ppgcts@ufscar.br ou por tel.: (16) 3351-8417.
**********
15. Curso "O Trabalho do Antropologo em situacao de Pericia"/UECE
Sera' realizado o curso "O Trabalho do Antropologo em situacao de Pericia", ministrado por Jose' Augusto Laranjeiras Sampaio, no periodo de 20 a 24/10/2008, das 14 'as 18 horas, no Centro de Humanidades da Universidade Estadual do Ceara'. Estao disponiveis 25 vagas. Inscricao e mais informacoes em http://gepe-uece.blogspot.com.
**********
16. Oficina de Fotografia Criativa e Video Experimental/Fundaj
A Fundacao Joaquim Nabuco promove a Oficina de Fotografia Criativa e Video Experimental no periodo de 22 a 28/9/2008. A oficina tera' a duracao de 20 horas e ha' 30 vagas. As inscricoes via e-mail (inscricoescultura@fundaj.gov.br) poderao ser feitas ate' 17/9/2008, os interessados devem enviar um curriculo resumido e uma carta de intencoes. Mais informacoes em http://www.fundaj.gov.br.
**********
17. I Encontro Estadual de Ensino de Sociologia/UFRJ
O I Encontro Estadual de Ensino de Sociologia, a realizar-se na Faculdade de Educacao da UFRJ (Av. Pasteur, 250 - fundos, Campus da Praia Vermelha), no periodo de 19 a 21/09/2008, tem como tema: conteudos, metodologias e praticas pedagogicas para a formacao dos alunos do Ensino Medio. As inscricoes para ouvintes vao ate' 19/09. Mais informacoes em http://www.ieees.fe.ufrj.br.
**********
18. Ciclo de Palestras Arte, Imagem e Memoria/Museu Nacional-RJ
Os Programas de Pos-Graduacao em Antropologia Social do Museu Nacional (UFRJ) e em Sociologia e Antropologia do IFCS (UFRJ) convidam para o Ciclo de Palestras - arte, imagem e memoria, a realizar-se nos dias 16, 17, 22, 23 e 30/9 e 2/10/2008. Mais informacoes em http://www.ppgasmuseu.etc.br ou em http://www.ifcs.ufrj.br/~ppgsa/.
**********
19. I Congresso em Desenvolvimento Social/UEMC-MG
O Programa de Pos-Graduacao em Desenvolvimento Social da Universidade Estadual de Montes Claros realizara' do dia 5 a 7/11/2008 o I Congresso em Desenvolvimento Social, cuja tematica e': a globalizacao do regional e a regionalizacao do global. O congresso estara' organizado em mesas redondas, grupos de trabalhos e comunicacoes coordenadas, que devem se articular com os seguintes topicos: a) Povos do lugar e socio-dinamicas globais; b) Insurgencias universais e saberes locais; e c) Politicas Publicas: poder global e tensoes locais. Pode-se enviar resumos de trabalhos ate' 19/9/2008. Mais informacoes em http://www.congressods.com.br.
**********
20. Coloquio: Cultura, Trabalho e Natureza na Globalizacao/Casa de Rui Barbosa
Dia 19/9/2008, na Fundacao Casa de Rui Barbosa, das 14h 'as 17h30m, acontecera' O Coloquio "Cultura, Trabalho e Natureza na Globalizacao", com a participacao de Eduardo Viveiros de Castro (UFRJ), Tatiana Roque (UFRJ), Pedro Cesarino (editor da Azougue), Antonio Martins (editor do Le Monde Diplomatique ¿ Brasil) e Giuseppe Cocco (editor Global/Brasil). A entrada e' franca. Mais informacoes em http://www.casaruibarbosa.gov.br.
**********
21. Grupo de Reflexao, Historia e Culturas Urbanas no Rio de Janeiro/Casa de Rui Barbosa
O proximo encontro do Grupo de Reflexao, Historia e Culturas Urbanas no Rio de Janeiro, que este ano tem como "A cidade e a politica" e cobrira' quatro momentos da historia politica do Rio de Janeiro, acontecera' dia 30/9/2008, 'as 18 horas, na Sala de Cursos da Fundacao Casa de Rui Barbosa. O encontro discutira' "A cidade pendular: autonomia politica e intervencao federal no Rio de Janeiro dos anos 30" de Carlos Eduardo Barbosa Sarmento (CPDOC/FGV). A entrada e' franca. Mais informacoes em http://www.casaruibarbosa.gov.br.
**********
22. Dialogos Transversais em Antropologia/UFSC
O Programa de Pos-Graduacao em Antropologia Social da Universidade Federal de Santa Catarina convida para a proxima palestra dos Dialogos Transversais em Antropologia, Das formas fluidas 'a literalizacao: A antropologia nos "relatorios antropologicos", com os palestrantes Miriam Hartung (A-FUNDA), Rafael Buti (A-FUNDA), Tiago Moreira dos Santos (A-FUNDA) e, como debatedor, Rafael Jose' Menezes Bastos (MUSA), a realizar-se dia 16/9/2008, 'as 18h30m, no mini-auditorio do CFH/UFSC. Mais informacoes em http://www.pos.ufsc.br/antropologia.
**********
23. IV Encontro Nacional de Estudos do Consumo/BNDES-RJ
O "IV Encontro Nacional de Estudos do Consumo: novos rumos da sociedade de consumo?" ocorrera' de 24 a 26/9/2008, das 9 'as 18 horas, no auditorio do BNDES (Av. Chile, 100/Subsolo, Centro - Rio de Janeiro). Michele Micheletti (Karlstad University/Suecia) e Richard Wilk (Universidade de Indiana/EUA) sao os conferencistas do encontro, que sera' dividido em mesas redondas, grupos de trabalho, debates e conferencias. Mais informacoes via e-mail enec2008@gmail.com.
**********
24. Palestra/Xavier Albo
O Nucleo de Estudos do Empresariado (NEIC) e o Observatorio Politico Sul-Americano (OPSA) do IUPERJ convidam para a palestra "Movimentos indigenas e suas propostas na Bolivia, Equador e Peru", com Xavier Albo' (Centro de Investigacion y Promocion del Campesinato, Bolivia), dia 13/10/2008, 'as 16 horas, na Sala Olavo Brasil de Lima Jr. - IUPERJ.